Caminhada Ecológica – Núcleo Engordador

Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região.
Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e os apoios onde eram guardados chamavam-se Cantareira. Possui uma área de 7.916,52 hectares que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.
Considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possui em seu entorno uma alta densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”.
Núcleo Engordador
Trata-se de um grande fragmento de Mata Atlântica que abriga diversas espécies de fauna e flora, inclusive algumas que constam da Lista Oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado de São Paulo, além de diversos mananciais que outrora fizeram parte do antigo Sistema Cantareira de Abastecimento de Águas de São Paulo, por meio das represas do Engordador, Barrocada e Cabuçu, além de pequenos reservatórios e tanques.
O nome Engordador é atribuído ao local que concentrava inúmeros córregos e riachos da região. Esses pequenos cursos d’água engordavam o rio Engordador e por isso ficou conhecido com este nome.
Esse cenário foi palco para os nossos professores Thiago e Luiza de Biologia, Ayrton de Geografia, Anderson de Matemática, Glauco de História e Benê de Educação Física promoverem mais uma atividade de estudo de meio, que contou com a participação de pais, alunos e convidados na manhã do sábado, 17 de setembro.
Os temas foram os mais diversos e interdisciplinares possíveis: de condicionamento físico a percepção da flora local, da biodiversidade ao impacto causado pelo homem, do estudo dos biomas da Mata Atlântica a história dos tropeiros que desbravaram essa região e a importância do Sistema Cantareira para o abastecimento da cidade de São Paulo e ainda pudemos contemplar a mais bela sala de aula: a natureza.
Não há videos para este evento.